sexta-feira, 5 de novembro de 2010


OFICINA DE LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais


TUTORA: Melissa Leal dos Santos, Pós-Graduanda em Educação a Distância com ênfase na tutoria e docência em EAD pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Licenciada em Pedagogia, professora e intérprete de LIBRAS, atuo na Coordenação de Projetos Educacionais e Estágios em uma Escola Técnica, ministro aulas presenciais de LIBRAS na IADV Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Viamão-RS.

PÚBLICO ALVO: O curso de LIBRAS destina-se a profissionais das várias áreas de atuação para atender e compreender o público Surdo, seja, em assistência social ou contato pessoal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Disseminar o conhecimento da Língua de Sinais; Promover integração entre ouvinte e surdo; Reconhecer a LIBRAS como segundo idioma oficial no Brasil; Compreender as diferenças entre surdo e mudo; Identificar a ética profissional do intérprete de LIBRAS.

CONTEÚDO
O Início: a família e o filho “estrangeiro”
Os Surdos - conceitos, cultura, comunidades, identidades e diferenças
das línguas Português X LIBRAS
Panorama histórico
Dados estatísticos do Brasil
Psicologia e desenvolvimento cognitivo
Quebra de paradigmas
Interpretação e ética

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Curso de educação inicial e continuada, portanto, sem avaliação específica, mas o discente tem acompanhamento através da participação nos fóruns e integração com os colegas. A certificação estará à disposição, para download, após a conclusão do curso.

Período - 2 meses
Carga Horária – 40 horas

Leia também...